terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natal em familia

Para fortalecer a prosperidade do natal, a igreja promove todo ano o natal em familia, como todas as atividades realizadas pela paroquia o MEJ não poderia ficar fora dessa, por isso nos organizamos em grupos, e estamos nos reunindo durante a semana nas casas selecionadas, que são de membros do grupo e pessoas da comunidade, afim de evangelizar e levar a paz às familias da nossa comunidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Confraternização de natal do MEJ - 2010

O ano já está acabando mais ainda temos muito a fazer, e também temos muito pra comemorar, e como já é tradição, no final de ano nós sempre fazemos nossa confraternização de natal, para comemorar e agradecer pelos nossas planos que deram certo, e orar para que os planos do próximo ao sejam também abençoados como foram os do ano que termina.
A presença de todos é muito importante, por que é um momento de descontração para que todo grupo se sinta mais unido e para aumentar nossos laços de amizade.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Historia da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração....quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).
Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande,Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).
No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.
Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.
Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.
O apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.




Santa Margarida Maria Alacoque, Virgem

Diz que sendo ainda uma menina, um dia na elevação da Santa Hóstia na Missa fez a Deus a promessa de manter-se sempre pura e casta. Voto de castidade.
Levam-na ao colégio das Clarissas e aos nove anos faz a Primeira Comunhão. Diz "Desde esse dia o bom Deus me concedeu tanta amargura nos prazeres mundanos, que embora como jovem inexperiente que era às vezes os buscava, resultavam-me muito amargos e desagradáveis. Em troca encontrava um gosto especial na oração"
Um dia depois de comungar sentiu que Jesus lhe dizia: "Sou o melhor que nesta vida pode escolher. Se te decidir a dedicar-se a meu serviço terá paz e alegria. Se ficar no mundo terá tristeza e amargura". Depois disso decidiu tornar-se religiosa, custasse o que custasse.
No ano 1671 foi admitida na comunidade da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Entrou em convento do Paray-le=Monial. Uma de suas companheiras de noviciado deixou escrito: "Margarida deu muito bom exemplo às irmãs por sua caridade; jamais disse uma só palavra que pudesse incomodar a alguma, e demonstrava uma grande paciência ao suportar as duras reprimendas e humilhações que recebia freqüentemente"
Em 27 de dezembro de 1673 lhe apareceu pela primeira vez o Sagrado Coração de Jesus. Ela tinha pedido permissão para ir às quintas-feiras de 9 a 12 da noite a rezar diante do Santíssimo Sacramento do altar, em lembrança das três horas que Jesus passou orando e sofrendo no Horta do Getsemani.

De repente se abriu o sacrário onde estão as hóstias consagradas e apareceu Jesus Cristo como o vemos em alguns quadros que agora temos nas casas. Sobre o manto seu Sagrado Coração, rodeado de chamas e com uma coroa de espinhos em cima, e uma ferida. Jesus assinalando seu coração com a mão lhe disse: "Eis aqui o coração que tanto amou às pessoas e em troca recebe ingratidão e esquecimento. Você deve procurar me desagravar". Nosso Senhor lhe recomendou que se dedicasse a propagar a devoção ao Coração do Jesus porque o mundo é muito frio em amor para Deus e é necessário entusiasmar às pessoas por este amor.

Durante 18 meses o Coração do Jesus foi aparecendo. Pediu-lhe que se celebrasse a Festa do Sagrado Coração cada ano na sexta-feira da semana seguinte à festa do Corpo e o Sangue de Cristo (Corpus Christi).
O Coração do Jesus fez à Santa Margarida umas promessas maravilhosas para os que praticarem esta formosa devoção.
Principais promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarita de Alacoque:


  1. Às almas consagradas a meu Coração, lhes darei as graças necessárias para seu estado. 
  2. Darei paz às famílias. 
  3. As consolarei em todas suas aflições. 
  4. Serei seu amparo e refúgio seguro durante a vida, e principalmente na hora da morte. 
  5. Derramarei bênçãos abundantes sobre seus projetos. 
  6. Os pecadores encontrarão em meu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia. 
  7. As almas tíbias se tornarão fervorosas. 
  8. As almas fervorosas serão rapidamente elevadas a grande perfeição. 
  9. Abençoarei as casas em que a imagem de meu Sagrado Coração estiver exposta e for honrada. 
  10. Darei aos sacerdotes a graça de mover os corações empedernidos. 
  11. As pessoas que propagarem esta devoção, terão escrito seu nome em meu Coração e jamais será apagado dele. 
  12. A todos os que comungarem nove primeiras Sextas-feiras do mês contínuos, o amor onipotente de meu Coração lhes concederá a graça da perseverança final.

domingo, 7 de novembro de 2010

Adoração ao Sagrado Coração de Jesus

Nos mejianos temos o costumem de sempre adorar ao Senhor Jesus na Eucaristia, pois a essência do MEJ é a Eucaristia.
Já é tradição mejiana adorar ao Santíssimo no primeiro sabado do mês, com todo o grupo reunido, porem é importante que independente do grupo, devemos realizar nossas adorações.
Na paróquia de fatima, todas as quinas feiras das 18:00 as 19:00 o santíssimo é exposto para adoração, e é importante a presença de todos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Retiro

dia 14 e 15 de novembro, vai acontecer o retiro do MEJ, de uma forma que nunca foi realizada.
Nossos membros contarão com varias palestrar, de excelentes temas, com ótimos convidados.
Apesar de ter uma nova turma com intenção ode se oficializar no mês de novembro, o conteúdo do retiro é voltado para todos os mejianos e mejianas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DNJ- 2010

O Dia nacional da juventude, na diocese de Itabuna foi um sucesso, tivemos a presença de movimentos, grupos e pastorais de muitas paroquias e o MEJ não poderia ficar fora dessa é claro.
Estivemos presente no encontro com varios membros das 3 etapas, prestigiamos o evento e participamos de todas as atividades do dia.
Uma das partes mais interessantes do encontro foi o momento em que os jovens tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, que deram as mais variadas respostas pra cada pergunta, engrandecendo ainda mais os nossos conhecimentos.
Parabéns a todo setor jovem por essa conquista de ter conseguido realizar mais um DNJ.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Encontro de Veteranos do MEJ de Fátima

Reunir esses servos que já trabalharam na merce do Senhor com a camisa do MEJ foi uma ótima iniciativa, e depois de muito trabalho o encontro aconteceu no colégio Ubaldo Dantas as 16:00 horas do dia 25 de setembro.
Além de reunir os membros mais experientes do grupo e apresentar os novos membros, esse dia tão especial serviu também para relembrar momentos inesquecíveis, e planejar novas atividades que se realizarão nos próximos meses.
Muitos membros de varias gerações do MEJ se reuniram neste dia pra prestigiar o grupo e as atividades programadas, muitos vieram de outras cidades retornando a terra natal para encontrar os velhos amigos louvando e adorando a Deus como nos velhos tempos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dinamicas Jovens Do Sagrado

Esse Blog foi criado pela equipe Jovens do Sagrado, para reunir dinâmicas para aplicação em grupos. Mesmo ainda estando em construção já possui um Bom conteúdo para reuniões.

domingo, 12 de setembro de 2010

galeria mej fatima

a galeria mej fatima foi criada para armazenar informações sobre o nosso grupo, detalhes e fotos da nossa historias, e coisas interessantes que ja aconteceram no movimento, apesar de estar em criação a galeria é muito boa e facil de conhecer é so vir no blogo do mej ou no blog jovens do sagrado e clicar na imagem:

que fica na barra lateral esquerda e pronto é so conhecer nossa galeria

novidades II-setembro

No dia 25 de Setembro, no colégio Ubaldo Dantas, reunião para os veteranos do MEJ, apartir da 16:oo horas

novidades

Toda quarta-feira, na capela do vicentino aproximo ao posto de saúde do bairro de Fátima, "reunião de preparação para os novos membros".
A reunião é aberta a todos os membros, e todos que desejam fazer parte do grupo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Caixinha de lembranças



Grandes momentos sempre ficam na nossa lembrança, e as melhores lembranças nos trazem felicidades, por isso essa postagem caixinha de lembrança vem pra mostrar e relembrar grande momentos do MEJ.
Essas fotos são do retiro de 2007, muita espiritualidade, trabalho, oração e muita alegria, essa é a vida de mejiano.

A instituição da eucaristia




Quando chegou o momento de Sua partida para a eternidade, JESUS bondade infinita nos ofereceu o melhor presente: instituiu a Sagrada Eucaristia, Presença Real DELE Mesmo com Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Hóstia e no Vinho Consagrados. Esta foi à maneira sensível que o SENHOR JESUS escolheu para permanecer junto do povo que ELE Salvou e Redimiu. ELE é verdadeiramente o pão descido do Céu, alimento espiritual, força e inspiração para a humanidade na caminhada existencial, poderoso elo que une e congrega todos os fieis ao redor de um único Altar até a consumação dos séculos, porque ELE é DEUS, com o PAI e o ESPÍRITO SANTO.

São Mateus registrou aquele inesquecível momento escrevendo as palavras que JESUS falou:

"Enquanto comiam (a Ultima Ceia), JESUS tomou um pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o Meu Corpo . Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: dele Bebei todos, pois isto é o Meu Sangue, o Sangue da Aliança, (nova Aliança) que é derramado por muitos para remissão dos pecados". (Mt 26,26-28)

São Marcos registrou assim:

"Enquanto comiam, ELE tomou um pão, abençoou, partiu-o e distribuiu-lhes, dizendo: Tomai isto é o Meu Corpo. Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes, e todos dele beberam. E disse-lhes: Isto é o Meu Sangue, o Sangue da Aliança (nova Aliança), que é derramado em favor de muitos". (Mc 14,22-24)

São Lucas anotou as seguintes palavras do SENHOR:

"E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo: Isto é o Meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em Minha memória. E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue, que é derramado em favor de vós". (Lc 22,19-20)

São Paulo descreve como JESUS lhe ensinou:

"Com efeito, eu mesmo recebi do SENHOR o que vos transmiti: na noite em que foi entregue o SENHOR JESUS tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o Meu Corpo, que é para vós; fazei isto em memória de MIM. Do mesmo modo, após a Ceia, também tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova Aliança em Meu Sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de MIM". (1Cor 11,23-25)

O Apóstolo São João que estava ao lado do Mestre descreveu assim as palavras que JESUS pronunciou na Última Ceia:

"Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a Carne do FILHO do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna e EU o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha Carne é verdadeira comida e o Meu Sangue, verdadeira bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em MIM e EU nele". (Jo 6,53-56)

As palavras de JESUS são claras e compreensíveis. Naquele momento de despedida criou o misterioso Fenômeno da Transubstanciação, que acontece em todas as Santas Missas no instante da Consagração. As espécies de pão e vinho são transformadas pelo ESPÍRITO SANTO no seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, mantendo, entretanto a aparência original das mesmas espécies.

Isto significa dizer, que verdadeiramente JESUS está presente na Hóstia Consagrada, em Pessoa e Divindade. Então, a Sagrada Comunhão não pode e não deve ser considerada como um "símbolo" ou como uma "representação" do SENHOR, porque é ELE Mesmo. O SENHOR está Realmente Presente na menor fração de uma Partícula Consagrada, em todos os sacrários do mundo. Está sempre disponível para saciar a fome espiritual, iluminar as almas, acolher as súplicas e preces de todos que buscam o seu auxílio, ajudando e inspirando ao longo da existência, protegendo e defendendo as pessoas contra as insídias de Satanás e consolando-as nos reveses da vida. Cheio de amor e misericórdia ELE Se apresenta modestamente numa partícula de trigo e água e no vinho consagrado. Nesta simplicidade ELE esconde todo o seu poder e a sua divindade. Porque ELE quer que cada um de nós, O procure não com pompas e falatórios, mas com humildade, reconhecendo as próprias fraquezas e limitações. Assim, prostrados diante DELE, conscientes de nossa insignificância e de nosso nada, com simplicidade de coração devemos manifestar a súplica mais sincera, para alcançarmos DELE as graças que emanam do Seu Divino e imenso Amor.

Esta realidade sinaliza ao raciocínio a necessidade de cada pessoa procurar aumentar cada vez mais, de alguma forma, a intensidade da atenção e do afeto que devemos dedicar ao SENHOR. Não como atitude pensada, programada e interesseira, mas como gesto normal, gerado de dentro para fora, do interior de nosso coração para o Coração do CRIADOR, um procedimento consciente, que deve ser cultivado habitualmente. Esta preocupação representará uma continua e permanente oração a DEUS, oração perseverante que deve ser modulada e adornada com as preces que recitamos todos os dias. Isto, para que elas sejam a nossa resposta de amor, num carinhoso tributo de agradecimento, por todos os bens que ELE nos proporciona, inclusive pelo dom da própria vida.

estraido de http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/insti.html

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ARRAÍA DO MEJ





A festa de São Jãoa do MEJ foi Show de bola, teve milho, amendoim e tudo mais que o pove de Deus merece.

terça-feira, 15 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Calendário mês de Junho
MEJ Fátima


*03/Junho /2010- Confecção do tapete de Corpus Christi.( CATEDRAL)[06:00h]
*03/Junho /2010- Missa e Procissão de Corpus Christi.( CATEDRAL)[15:00h]
*06/Junho/2010- Começo da Campanha do Agasalho .(PARÓQUIA)[19:00h]
*09/10 e 11/Junho /2010- Tríduo e Festa ao Sagrado Coração de Jesus (PARÓQUIA)[Horário da Missa-19:00h]
*12/Junho/2010- Reunião normal / Missa dos jovens trezenário de Santo Antônio (SANTUÃRIO DE SANTO ANTÔNIO)
*19/Junho/2010- Confraternização de São João (CASA DE MARCUS MIONTAGIL)
*[[RECESSO]]

Obs: Em negrito significa farda e fita e itálico só farda .

sábado, 1 de maio de 2010


Agenda do mês de Maio
01-[sabado]Feriado[não tem reunião].
03 a 12-novenario-Missatodos os dia.
08-[sabado]aprofundamento; dia dos grupos jovens no novenario.
12-[quarta]aniversario de 19 anos do MEJ[missa com farda e fita].
13-[quinta] dia de N. Sª de Fatima.
15 e 16-[sabado e domindo] retiro do MEJ. Centro Diocesano.
22-[sabado]lazer
23-[domingo] pentecostes.
29-[sabado] reunião(detalhes para a campanha do agasalho.
30-[domingo]santissima trindade.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Atitudes de vida do MEJ



Quem é o MEJ? Qual sua proposta de vida?I

“Servir aos outros” e “Dar a vida pelos outros” expressam o estilo de amar de Jesus. Mas, como se manifesta esse “Homem Eucarístico”? Depois de instituir a Eucaristia, Jesus mandou: “Façam isto em memória de mim”. E é isto a que o jovem do MEJ é chamado a imitar. O jovem deve ser servo dos irmãos, obediente à vontade do Pai, o jovem deve trabalhar para salvação do mundo. As subdivisões do MEJ são:





I- Grupo SEMENTE (10 a 12 anos)



1ª fase: Conhecer a Deus

2ª fase: Conhecer meu Amigo Jesus?

3ª fase: Jesus Eucarístico


II- Grupo GENTE NOVA (13 a 15 anos)



• Construir um mundo diferente

• Para habitar num mundo novo, com Cristo, tenho que ser um jovem novo.




III- Comunidade FOGO NOVO (16 anos em diante)



• Ajudar os irmãos em momentos de dificuldade.

• Anunciar Jesus Cristo por onde vou e onde vivo.

• Proclamar o evangelho deixando nossas vidas como exemplos para os outros.






Quais são as atitudes fundamentais do MEJ? O homem que vive a Eucaristia mostra atitudes que ajudam ao jovem a conhecer e seguir a Jesus Cristo:



1ª O Oferecimento Cotidiano – Santidade e viver a vontade do Pai, dentro da nossa vida. Santidade é buscar a vontade de Deus, em cada momento do dia-a-dia. Cristo e Maria assim o fizeram. Jesus repetia constantemente: “A minha vontade é fazer a vontade do Pai”.



2ª Ler o Evangelho – Para o jovem do MEJ, o Evangelho é mais que um livro, é uma pessoa: Jesus de Nazaré, Deus e Homem. O Deus que é Palavra, se faz carne, “habitou entre nós” e, antes de morrer e ressuscitar, se faz Pão, para viver sempre conosco na Eucaristia. Ler o Evangelho, cada dia, significa olhar Cristo nos olhos e agir conforme a vontade d’Ele. Ler o Evangelho, significa acolher a Palavra de Deus e transformá-la em vida. Para transformá-la em vida basta que nossas atitudes sejam iguais às que Jesus nos pediu.



3ª Viver a Missa – A identidade do jovem do MEJ é tornar-se Eucaristia. De fato, na Eucaristia, Jesus se expressa em traços bem característicos que nos encontram e colocam dentro de nós um imenso desejo de viver como Ele.



4ª A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus – o culto ao Sagrado Coração de Jesus tem raízes no Evangelho e é recomendado constantemente pela Igreja. O Coração de Jesus está no centro do cristianismo.



5ª Devoção ao Divino Espírito Santo – Ofertar a existência a Deus, num serviço ao próximo, é dom do Espírito Santo. Ter um coração cheio de bondade e amor, como o de Jesus, é dom do Espírito Santo. Irradiar a alegria Pascal, num século descrente, materialista e violento, é dom do Espírito Santo. A devoção ao Espírito Santo é um dos segredos da eficácia apostólica e crescimento espiritual.



6ª A Devoção a Maria Santíssima – João Paulo II avisou: “Cristão que não é mariano, não é bom cristão!”. A presença da mãe ajuda no crescimento e aprendizado do filho, da filha. Maria nos ajuda em nosso crescimento espiritual em nossa vida apostólica. Ela é a Rainha dos Apóstolos.



7ª A nossa união com o Papa – Para que a Igreja possa cumprir sua missão, unindo todos os homens com Cristo e entre si, faz-se necessário que os membros do Apostolado da Oração – adultos e jovens (MEJ) promovam entre si e nos outros a vontade sincera de sentir com a Igreja Universal (Católica significa Universal), participando das intenções que o Papa propõe cada mês através do Apostolado da Oração.



8ª Amar os irmãos – Para o jovem do MEJ, ser Eucaristia significa “Ser amor” para seus familiares, para seus amigos, todos os dias de sua vida. “Ser amor”: um por todos, um grande amor sem condições. E ainda “partir sua vida”, fazendo-se servo de todos. E todos por um!



9ª Ser o 13º Apóstolo – Jesus procura amigos, que desejam dedicar-se ao próximo, como aos marginalizados e àqueles que mais sofrem. Jesus escolhe o jovem do MEJ para ser o 13º apóstolo, continuando sua própria missão entre homens de hoje.