quinta-feira, 15 de abril de 2010

Atitudes de vida do MEJ



Quem é o MEJ? Qual sua proposta de vida?I

“Servir aos outros” e “Dar a vida pelos outros” expressam o estilo de amar de Jesus. Mas, como se manifesta esse “Homem Eucarístico”? Depois de instituir a Eucaristia, Jesus mandou: “Façam isto em memória de mim”. E é isto a que o jovem do MEJ é chamado a imitar. O jovem deve ser servo dos irmãos, obediente à vontade do Pai, o jovem deve trabalhar para salvação do mundo. As subdivisões do MEJ são:





I- Grupo SEMENTE (10 a 12 anos)



1ª fase: Conhecer a Deus

2ª fase: Conhecer meu Amigo Jesus?

3ª fase: Jesus Eucarístico


II- Grupo GENTE NOVA (13 a 15 anos)



• Construir um mundo diferente

• Para habitar num mundo novo, com Cristo, tenho que ser um jovem novo.




III- Comunidade FOGO NOVO (16 anos em diante)



• Ajudar os irmãos em momentos de dificuldade.

• Anunciar Jesus Cristo por onde vou e onde vivo.

• Proclamar o evangelho deixando nossas vidas como exemplos para os outros.






Quais são as atitudes fundamentais do MEJ? O homem que vive a Eucaristia mostra atitudes que ajudam ao jovem a conhecer e seguir a Jesus Cristo:



1ª O Oferecimento Cotidiano – Santidade e viver a vontade do Pai, dentro da nossa vida. Santidade é buscar a vontade de Deus, em cada momento do dia-a-dia. Cristo e Maria assim o fizeram. Jesus repetia constantemente: “A minha vontade é fazer a vontade do Pai”.



2ª Ler o Evangelho – Para o jovem do MEJ, o Evangelho é mais que um livro, é uma pessoa: Jesus de Nazaré, Deus e Homem. O Deus que é Palavra, se faz carne, “habitou entre nós” e, antes de morrer e ressuscitar, se faz Pão, para viver sempre conosco na Eucaristia. Ler o Evangelho, cada dia, significa olhar Cristo nos olhos e agir conforme a vontade d’Ele. Ler o Evangelho, significa acolher a Palavra de Deus e transformá-la em vida. Para transformá-la em vida basta que nossas atitudes sejam iguais às que Jesus nos pediu.



3ª Viver a Missa – A identidade do jovem do MEJ é tornar-se Eucaristia. De fato, na Eucaristia, Jesus se expressa em traços bem característicos que nos encontram e colocam dentro de nós um imenso desejo de viver como Ele.



4ª A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus – o culto ao Sagrado Coração de Jesus tem raízes no Evangelho e é recomendado constantemente pela Igreja. O Coração de Jesus está no centro do cristianismo.



5ª Devoção ao Divino Espírito Santo – Ofertar a existência a Deus, num serviço ao próximo, é dom do Espírito Santo. Ter um coração cheio de bondade e amor, como o de Jesus, é dom do Espírito Santo. Irradiar a alegria Pascal, num século descrente, materialista e violento, é dom do Espírito Santo. A devoção ao Espírito Santo é um dos segredos da eficácia apostólica e crescimento espiritual.



6ª A Devoção a Maria Santíssima – João Paulo II avisou: “Cristão que não é mariano, não é bom cristão!”. A presença da mãe ajuda no crescimento e aprendizado do filho, da filha. Maria nos ajuda em nosso crescimento espiritual em nossa vida apostólica. Ela é a Rainha dos Apóstolos.



7ª A nossa união com o Papa – Para que a Igreja possa cumprir sua missão, unindo todos os homens com Cristo e entre si, faz-se necessário que os membros do Apostolado da Oração – adultos e jovens (MEJ) promovam entre si e nos outros a vontade sincera de sentir com a Igreja Universal (Católica significa Universal), participando das intenções que o Papa propõe cada mês através do Apostolado da Oração.



8ª Amar os irmãos – Para o jovem do MEJ, ser Eucaristia significa “Ser amor” para seus familiares, para seus amigos, todos os dias de sua vida. “Ser amor”: um por todos, um grande amor sem condições. E ainda “partir sua vida”, fazendo-se servo de todos. E todos por um!



9ª Ser o 13º Apóstolo – Jesus procura amigos, que desejam dedicar-se ao próximo, como aos marginalizados e àqueles que mais sofrem. Jesus escolhe o jovem do MEJ para ser o 13º apóstolo, continuando sua própria missão entre homens de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário